CDU é a alternativa <br>ao rumo de desastre

O Auditório da Junta de Freguesia de Ovar acolheu, no dia 17, o Encontro da CDU dos concelhos de Ovar e Murtosa, que aconteceu num momento em que se aproxima uma importante batalha eleitoral na qual se abrem novas possibilidades de inverter o rumo de desastre a que tem sido conduzido o País e que tem vindo a destruir a vida de milhões de portugueses.

O debate foi moderado por Dinis Silveira, da Comissão Concelhia de Ovar do PCP, sendo a mesa constituída por Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, Miguel Jeri, eleito do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, e Carlos Pinho, da Comissão Concelhia da Murtosa do PCP.

Na intervenção inicial, Miguel Viegas fez uma síntese da situação preocupante que assola o País – empobrecimento dos trabalhadores e das populações, desemprego, degradação da economia, emigração, serviço públicos e direitos sociais amputados – e que é o corolário da acção da política de direita imposta por sucessivos governos sob a responsabilidade de PS, PSD e CDS, e agravada nestes últimos anos com a política dos PEC do governo do PS e do pacto de agressão com a troika estrangeira, subscrito pelos mesmos partidos.

Neste contexto, salientou o deputado do PCP, é absolutamente necessária a luta por uma política alternativa, patriótica e de esquerda, capaz de responder aos problemas do País e às aspirações dos trabalhadores e do povo. Uma política baseada na renegociação da dívida; na promoção e valorização da produção nacional e na criação de emprego; na recuperação para o controlo público de sectores e empresas estratégicas, designadamente do sector financeiro; na valorização dos salários, pensões e rendimentos dos trabalhadores e do povo; na defesa dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, designadamente dos direitos à educação, à saúde e à protecção social; numa política fiscal que desagrave a carga sobre os rendimentos dos trabalhadores e das micro, pequenas e médias empresas e tribute fortemente os rendimentos e o património do grande capital, os seus lucros e a especulação financeira; na rejeição da submissão às imposições do Euro e da União Europeia, recuperando para o País a sua soberania, económica, orçamental e monetária.

Compromisso de sempre

Por seu lado, Miguel Jeri realçou a coerência da CDU, que se distingue das restantes forças políticas pelo seu compromisso de sempre com os trabalhadores e o povo, independentemente deste ou daquele governo, e sem espaço para oportunismos ou contradições. O eleito comunista sintetizou a actividade realizada no concelho, tendo realçado a luta contra a privatização da ERSUC/EGF; contra a privatização da água; a defesa do Hospital de Ovar, dos CTT e da Pousada da Juventude enquanto equipamentos públicos; a defesa intransigente dos trabalhadores do concelho e dos seus direitos laborais, dos moradores dos bairros e do seu direito à habitação digna; a luta contra a municipalização da educação e da saúde.

Falta de investimento

Carlos Pinho incidiu a sua intervenção sobre os problemas da Murtosa, nomeadamente a falta de investimento público, acentuando a necessidade de, no debate para as eleições legislativas, não se desligar as questões locais das questões nacionais, uma vez que as dificuldades vividas localmente decorrem em larga escala das opções governamentais dos partidos do arco da troika.

Da parte do público, houve ainda espaço para variados comentários, questões e contributos dos militantes e amigos, sobre os mais variados temas. Coube por fim a Miguel Viegas a intervenção de encerramento, terminando o debate num enorme sentimento de confiança e mobilização para a necessária batalha do esclarecimento, com a certeza de que sim, será possível fazer crescer ainda mais a CDU!




Mais artigos de: Nacional

Almada é exemplo <br>para o País

Almada é um bom exemplo de que a CDU não tem só soluções, mas capacidade para assumir todas as responsabilidades que o povo lhe atribua, no plano local, mas igualmente no plano nacional. Esta foi uma das conclusões do Encontro Concelhio «Soluções para uma vida melhor», que se realizou sábado, 18, nos Bombeiros de Cacilhas.

Cresce a contestação

Em defesa da Escola Pública, realizou-se, no dia 11, na Escola Secundária José Saramago, em Mafra, um debate promovido pelos professores da CDU sobre a «Municipalização da Educação».

Encontro Concelhio <br>de Beja no dia 9

No dia 9 de Maio, a CDU vai realizar em Beja, na Capricho Bejense, às 15 horas, um Encontro Concelhio que contará com a presença do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, bem como de João Ramos, deputado à Assembleia da República, eleito pelo distrito de...

Ferreira do Alentejo <br>debate eleições

No plenários de eleitos e activistas da CDU do concelho de Ferreira do Alentejo, que se realizou no dia 18, chamou-se a atenção para a importância das eleições legislativas que se vão realizar este ano, que são «uma oportunidade para dar expressão e...

CDU defende água pública

A CDU realizou no dia 10, no Auditório dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, o Encontro «A água é pública. É de todos», com o objectivo de defender o papel determinante da autonomia do Poder Central na gestão...

CDU na Internet

Abre no sábado, 25 de Abril, o sítio da coligação PCP-PEV na Internet para as eleições legislativas, em www.cdu.pt. Nesta primeira fase, o sítio da CDU dará centralidade à angariação de contributos para o Programa Eleitoral do PCP (que...

Município de Aljustrel endividado

Os vereadores da CDU na Câmara de Aljustrel foram recentemente confrontados com a inevitabilidade de o município ter de pagar uma dívida contraída em pouco mais de um ano (parte de 2013 e 2014) de 732 487,92 euros, acrescidos de 81 870,79 euros de juros, num encargo total de 814 358,71 euros,...